BLOG

Colaboradores motivados, dicas e importância dessa relação!

14/05/2021 19:52

Muitas vezes ouvimos que a motivação vem de dentro de nós, e em parte isso é verdade.

Porém os fatores externos  têm se tornado cada vez mais importantes, ainda mais em tempos difíceis para nossa sociedade, como estamos vivendo.

E quando falamos de trabalho, falamos do ambiente onde passamos a maior parte do nosso tempo.  Motivar os colaboradores nessas condições acaba se tornando um grande desafio para os lideres e gestores.

Ter seus funcionários motivados se torna essencial tanto no ambiente de trabalho como na performance em si de cada colaborador. Logo vemos a necessidade de uma constante renovação e mobilização para se atingir esse objetivo.

Nessa leitura vamos listar algumas estratégias que muitas das principais corporações tem se utilizado, são elas;

*Reconhecimento Profissional- Esse tipo de reconhecimento é uma das melhores formas de motivação de sua equipe. Quando há um reconhecimento tanto financeiro como profissional,  o colaborador sente não só que está sendo visto, mas também que existe um total apoio, para seu crescimento  profissional e como pessoa;

*Proporcionar um bom clima- Uma grande verdade é que passamos a maior parte do nosso tempo nas atribuições  do nosso trabalho, e alguns fatores podem desencadear constantes desmotivações para as equipes. Fatores como estrutura, cobranças exaustivas, metas inalcançáveis, comunicação ruim entre os colegas entre outros. 

*Sempre se atentar para esses tipos de questões é de suma importância para a qualidade do tempo que passamos no trabalho. Empresas que adotam uma postura que torna o clima sempre harmonioso e salubre estão se destacando, não só por sua produtividade, mas também por uma imagem de excelência entre seus colaboradores;

*Feedbacks Periódicos- Considerado uma grande ferramenta para o avanço do profissional em questão, os feedbacks não trazem somente ações que visam melhorias, eles trazem também elogios, reconhecimento de talento e principalmente o desenvolvimento profissional. 

Os lideres e gestores devem utiliza-lo como uma poderosa ferramenta de aproximação com seu liderado e equipe. O feedback traz consigo também a possibilidade de visualização dos pontos fracos a serem trabalhados e os pontos fortes.

*Remuneração-  Se atentar se os salários dentro de sua empresa estão compatíveis com o mercado, se não há aumento há anos e atrasos podem realmente causar um grande desestimulo dentro de sua equipe;

*Elogios sinceros- Segundo estudos de neurologistas, há um  aumento de dopamina (substancia liberada pelo cérebro em momentos de alegria e satisfação), quando recebemos um elogio no trabalho. Um profissional feliz irá melhorar seu rendimento e colaborar grandemente para um ambiente de trabalho feliz e saudável. Um elogio verdadeiro traz um impacto enorme na relação colaborador x empresa. Reconhecer um esforço, uma habilidade ou persistência dessa pessoa, traz uma alegria e gera uma relação muito mais humanizada nas jornadas de trabalho.

Um colaborador acima de tudo é uma pessoa, com suas emoções, lutas, alegrias e tristezas, e nada mais importante que ter um ambiente que proporcione reconhecimento e empatia.

Sabendo da importância desses gestos, nós da AFOB Express estamos em constante movimento para que nossos funcionários, clientes e amigos, se sintam cada vez mais apoiados e felizes em nossas instalações.

AFOB Express, sua demanda é nossa prioridade!



Voltar
Siga nossas redes sociais