BLOG

Como as empresas podem ajudar seus colaboradores a vencer problemas de saúde mental!

02/02/2021 22:21 Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, a perda na economia global devido à queda de produtividade dos trabalhadores é estimada em um trilhão de dólares.
Ainda segundo a entidade, 300 milhões de pessoas têm depressão em todo o mundo, só no Brasil 9,3% da população têm algum distúrbio relacionado à ansiedade, em média 12 milhões de brasileiros.
Números que colocam o Brasil em primeiro lugar como o mais afetado do mundo, com a pandemia os números aumentaram ainda mais.
No ranking de profissionais mais estressados, os brasileiros também figuram em 1º lugar como os mais insatisfeitos. As alegações vão de carga horária abusiva a falta de reconhecimento.
No meio de tantas informações alarmantes a pergunta que fica no ar é: Qual o papel das empresas diante desse cenário?
Algumas iniciativas corporativas têm avançado nesse tema. Um grande exemplo é o Movimento Falar Inspira Vida, liderado pela Janssen, que é uma empresa do ramo farmacêutico pertencente à Johnson & Johnson.
O real objetivo do movimento é criar um ambiente mais favorável para quem precisa de acolhimento e ajuda.
Transformar a comunicação e o tom da conversa com quem está sofrendo é a mensagem de empatia enviada por esse movimento.
Com a disponibilização de profissionais capacitados para um diagnóstico preciso, essas empresas entendem que é um dos passos mais importantes para a recuperação do ser humano antes de tudo.
Uma das ferramentas  utilizadas é a distribuição de um guia com sugestões sobre como mudar a forma de falar sobre depressão.
Nessas sugestões estão abordagens como “Percebi que você não está bem e quero te ajudar” ou “você pode não acreditar, mas isso que está sentindo vai passar”, são sugestões para trazer mais empatia.
Iniciativas como essa podem simplesmente revolucionar o ambiente de trabalho, recuperando não somente o colaborador, mas um pai, filho e amigo entre outros.
Afinal passamos muitas vezes mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar, e sentir empatia em alguns momentos difíceis pode fazer total diferença para uma recuperação e torná-la mais breve.
A  AFOB Express presa por não somente entregar soluções em logística, mas também contribuir grandemente para que nossos colaboradores, parceiros e clientes sintam a empatia que nos transformam em seres humanos melhores.

Voltar
Siga nossas redes sociais