BLOG

Corpus Christ

03/06/2021 14:44

Nesse 3 de junho celebramos o feriado de Corpus Christ, feriado esse que sempre é comemorado em uma quinta-feira.

Um dos eventos mais importantes para a igreja católica, a data celebra o mistério da eucaristia, ou seja, um dos sacramentos católicos em que é servido o pão que acreditam ser o corpo de Cristo.

A origem dessa data tão importante se deu no século XIII, no ano de 1264. Durante o pontificado de papa Urbano IV.

A comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia veio por meio da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon. Juliana era uma freira belga que nasceu em 1193, os relatos indicam que ela dizia ter seguidas visões e sonhos a respeito da importância de se criar uma festa que comemorasse de uma forma mais apropriada o sacramento da eucaristia.

Incialmente os relatos influenciaram um bispo chamado Roberto Thourotte, que atuava na diocese de Liege, e autorizou a realização da primeira comemoração no ano de 1247.

Todos esses fatos também chamou a atenção do arcediago Jacques Pantaleon, esse arcediago que nasceu em Troyes na França, seria entronizado papa em 1261. Sob o nome de Urbano IV, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Expressão originária do latim, Corpus Christ traduzido para o português significa o “Corpo de Cristo”. Esse sacramento é realizado como uma homenagem à eucaristia e um memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Nesse ato, o pão servido representa o corpo de Cristo, e o vinho simboliza o sangue. Ato que simboliza a última ceia, realizada por Cristo e seus discípulos momentos antes de Jesus ser entregue para ser crucificado.

Na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos da ceia, que são a Hóstia e o Vinho, após a consagração, se tornam em essência, na carne e no sangue de Jesus Cristo.

A celebração dessa data ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada sempre às quintas devido ao fato de que a última Ceia também ocorreu em uma quinta-feira.

A AFOB Express deseja a todos nessa data tão especial, um excelente feriado.

Nesse dia celebramos a fé, que sempre nos leva a enxergar dias melhores e ter os corações cheios de esperança.



Voltar
Siga nossas redes sociais