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CRISE, como Gerenciar?

17/09/2020 18:18

Gerenciar uma equipe sempre é uma tarefa complexa, porque afinal lidamos não só com o colaborador e suas funções, mas com a pessoa, suas convicções, emoções e por ai vai, e nesse tempo de crise essa tarefa se torna ainda mais complexa, as incertezas de um futuro antes mais garantido, traz a tona muitos medos, nesse breve artigo, iremos falar um pouco de como gerir uma equipe nesses tempos difíceis.

Os dados mesmo antes da pandemia, sobre a saúde mental do brasileiro já mostra que não tínhamos o melhor dos cenários, segue alguns dados da OMS e da ISMA (International Stress Management Association);

Até o final de 2020, a depressão passará a ser a segunda entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. 

 O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas em todo o mundo. 

 72% dos brasileiros apresentam sequela resultante do estresse crônico.

 Burnout afeta 33 milhões de brasileiros (16% da população). 

 Entre 2013 e 2014, cerca de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout. Dos afetados, 96% sentem-se incapacitados para a atividade desenvolvida.

Antes mesmo de todos esses fatos ocorridos em 2020, o trabalho em relação ao bem estar já era árduo, mas frente todo esse cenário, como agir na gestão dessa crise?

A mudança é externa. Toda mudança externa gera mudanças internas, chamamos de transições. Na nossa mente existem alguns gatilhos, e bastam alguns detalhes para que sejam acionados, no “novo” ambiente de trabalho, as primeiras grandes mudanças foram o local em si, o home office acabou sendo a grande tendência para esse novo normal. Nesse exato momento entra a importância da Gestão de pessoas, porque a mudança foi rápida, mas a adaptação não necessariamente acompanha esse tempo. Saber como cada colaborador está lidando como esse tempo, não só seu rendimento, mas principalmente suas emoções, como ficar em casa está impactando suas capacidades e suas motivações.

Nessa hora será preciso abandonar os velhos hábitos, nessa fase ficam expostas as perdas, como ajudar o time nesse momento de perdas?

 Empatia: mostre disponibilidade para conversar e evite julgar as diferentes reações;

 Descrever tudo o que está em processo de mudança, isso ajuda a clarear os novos pensamentos;

 Atualizar sempre o funcionário sobre os acontecimentos, sempre com muita transparência, esses alguns pontos importantes.

Agora colocando isso em prática, criar um “comitê de crise” encontros frequentes, organização por pilares (caixa, pessoas, clientes), com uma dupla de líderes por departamento. Mapear todos os resultados e impactos diretamente ligados a esse tempo. Redefinir objetivos do negócio e as metas individuais.

Faça o mapeamento do engajamento do seu time, atualize do norte e reestruture os novos contornos, continue com a comunicação frequente.

Em todas essas fases, mudanças, reformulação e novos normais, chegaremos no tempo de desenvolvimento de uma “nova identidade”, com novas energias e descobrimento de um novo senso de propósito, agindo como um combustível para todas as engrenagens começarem a funcionar.

A AFOB Express nesses novos tempos visa colaborar da melhor maneira possível, para o bem estar não só de nosso colaboradores mas de nossos clientes também, porque afinal a felicidade ainda é a maior bem que podemos carregar.



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