BLOG

Decisões em tempos de crise!

09/04/2021 19:08

Nesses últimos meses com tantos acontecimentos os gestores têm uma responsabilidade na tomada de decisões ainda maior. Fatores como crise na saúde e crise financeira global pressionam o mercado atualmente, e manter a saúde financeira e empregos tem sido a grande batalha dos gestores e empreendedores.

As decisões nesse momento precisam ser precisas e bem estudadas, existem alguns elementos que dificultam ainda mais nessas decisões. Dentre eles a incerteza devido aos fatores inesperados e a falta de tempo hábil para melhores estudados são os maiores riscos para boas tomadas de decisão.

Segundo um artigo publicado em um famoso site de economia e negócios chamado- The Art Of Making Tough Decisions In A Crisis (A arte de tomar decisões em uma crise). Segundo esse estudo nosso cérebro costuma seguir dois caminhos diferentes.

O primeiro está relacionado a nossa intuição, que está diretamente ligado aos nossos instintos e emoções, se baseando em poucas informações. Esse tipo de decisão acaba sendo automático e sem pensar muito.

O segundo caminho de tomada de decisões segue a linha mais racional, nessa tomada de decisão á um estudo mais aprofundado com base em estatísticas e resultados, análise mais profunda de riscos e ganhos.

Os caminhos que são mais sugeridos atualmente pelos psicólogos nesses tempos de crise são;

• Anote as reações instintivas, depois faça uma reflexão sobre essa tomada e reconsidere se foi assertiva ou necessita de mudanças;

• Procure opiniões e colha conselhos com pessoas capacitadas e imparciais, esse ato ajuda a obter um olhar de uma outra perspectiva;

• Considere uma decisão oposta a sua decisão por instinto fazendo uma profunda reflexão;

Em tempos de crise a flexibilidade se torna primordial para decisões muito mais assertivas, a imprevisibilidade desses tempos irá exigir muita calma e reflexão antes de qualquer decisão.

Cuidar da mente e sempre que possível evitar a pressa, irá ajudar muito aos gestores que vivem as necessidades de escolha de caminhos antes nunca pensados.

Basicamente lutar com nossas emoções, realizar tarefas que tragam alegria e prazer nos horários de folga são grandes aliados nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo.

Sempre mantendo além do foco, muita esperança de que possuímos uma capacidade impar de superação. 

Nós da AFOB Express estamos em constante processo de capacitação de nossos colaboradores, sempre mantendo o otimismo e a certeza de que tempos melhores virão.



Voltar
Siga nossas redes sociais