BLOG

Descobrimento do Brasil

22/04/2021 19:24

22 de abril, essa data é um marco histórico para o Brasil, pois comemoramos seu descobrimento, descobrimento dentro do contexto das grandes navegações marítimas datadas dos séculos XV e XVI. 

Época em que Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas e que mais exploravam novos territórios.

No dia 22 de abril de 1500, as caravelas da marinha portuguesa com aproximadamente 1400 homens, entre eles marinheiros, cozinheiros, técnicos em navegação, padre entre outros, comandada por Pedro Álvarez Cabral chegam ao litoral sul do atual estado da Bahia. 

Nesse mesmo local foi avistado um monte, que posteriormente foi batizado de monte Pascoal, isso devido à época do descobrimento ser comemorada a páscoa Cristã.

Dois dias após esse fato, no dia 24 de abril de 1500, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros e os portugueses, encontro que segundo carta de Pero Vaz de Caminha foi pacifico. 

No dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa no Brasil, realizada pelo Freire Henrique de Coimbra, após a missa a esquadra partiu rumo ás índias. Na época acreditava-se que a terra descoberta era uma ilha e á nomearam de Terra de Vera Cruz, que viria a ser o primeiro nome do Brasil.

Muitos historiadores preferem descrever essa data como sendo a chegada dos portugueses ao Brasil, que já era habitado pelo povo indígena muito tempo antes da data referida.

O atual nome do nosso país vem de uma árvore de cor intensa e avermelhada. Quando os portugueses chegaram ao Brasil batizaram a árvore de pau-brasil, nessa época a espécie dessa árvore era muito comum na América do sul.

Até hoje a principal fonte histórica sobre esse fato é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, conhecido como a “carta de Pero Vaz de Caminha” a D. Manuel I, rei de Portugal. 

Nossa homenagem vai ao país que mesmo em meio a grandes crises, dificuldades e percalços, ainda guardam seu maior tesouro, que sempre está se redescobrindo, o seu Povo.

A nação de muitos povos, línguas e raças chamada Brasil, vai a nossa homenagem.

AFOB Express, paz no futuro e glória no passado!



Voltar
Siga nossas redes sociais