BLOG

Dia da Padroeira do Brasil

12/10/2020 03:26

No dia 12 de Outubro comemoramos o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, mas poucos sabem a impressionante história da santa que além de muitos milagres atribuídos a ela, transformou a fé dos brasileiros nessa época e até os dias de hoje.


No ano de 1717, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, moradores do município de Guaratinguetá, no exercício de suas profissões, estavam há horas pescando e sem sucesso já estavam desanimados e há caminho de casa, quando lançando mais uma vez a rede, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça, e logo no segundo arremesso da rede retiraram a cabeça dessa imagem. Os três pescadores ficaram impressionados, e motivados pelo evento sobrenatural, lançaram as suas redes novamente ao rio, e em mais um fato extraordinário as redes começaram a vir cheias de peixes a ponto do de encherem três canoas.

Frente a esses fatos impressionantes, os pescadores limparam com muito cuidado a imagem, e viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Colocaram-na na capela  de sua pobre vila e diante dela começaram a fazer suas orações diárias, logo as preces começaram a ser ouvidas, o número de devotos começou a crescer e viu- se a necessidade de um lugar mais apropriado para celebração de missas e adoração de seus devotos.

O lugar escolhido foi o morro dos coqueiros, o mais vistoso de todos os altos que margeiam o Rio Paraíba. Em cima deste morro foi construída a primeira capela em 1745 e lá foi celebrada a primeira missa. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, já então chamada pelo carinhoso nome de Aparecida, nome também dado a cidade que abriga anualmente milhares de devotos do Brasil e do mundo.


Abaixo segue datas históricas e relevantes da santa Padroeira do Brasil;

 8 de setembro de 1904 por especial privilégio concedido pelo Santo Padre o papa, procedeu-se à solene coroação da imagem de N. S. de Aparecida;

 Em 1908 o papa elevou o santuário à dignidade de basílica;

 Em 1930 o papa Pio XI, acolhendo favoravelmente o pedido dos bispos do Brasil, proclamou solenemente Nossa Senhora de Aparecida padroeira principal de todo o Brasil;

 Em 1967, completando-se 250 anos de devoção, o papa Paulo VI ofereceu à Basílica de Aparecida a Rosa de Ouro;

 Em 1950 foi resolvido construir  um templo mariano novo e bem maior;

 No dia 4 de julho de 1980. Neste mesmo ano, o então Presidente da República do Brasil, O General João Batista de Figueiredo,

promulgou a Lei No. 6.802, de 30 de junho de 1980, declarando o dia 12 de outubro como feriado nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida.

Nesse feriado e data tão especial a AFOB Express celebra a fé e a esperança!



Voltar
Siga nossas redes sociais