BLOG

Inteligência Emocional

25/03/2021 22:57

Capacidade de lidar com as próprias emoções e usufruir em beneficio próprio, essa talvez seja a definição sintetizada do que seria a atualmente tão famosa inteligência emocional. 

Tendo ainda mais importância devido ao tempo que estamos vivendo, essa cosmovisão  tem como principio básico neutralizar os pensamentos com maior negatividade. Tendo assim ações muito mais assertivas com maior racionalidade e positivismo, ou seja, sempre ter um olhar mais otimista, tendo a possibilidade de extrair o lado bom dos fatos.

A aplicação desse método irá permitir relações mais saudáveis tanto no trabalho como em outros aspectos da vida. 

Muitos estudos trazem passos e ações para potencializar e até começar a mudança, nessa breve leitura vamos abordar um pouco mais sobre essas ações.

• Conhecer as próprias emoções: considerado o primeiro grande passo, essa ação se trata de uma análise das próprias emoções e ações frente aos estímulos. Outra dica importante é adquirir o hábito de escrever os sentimentos e ações, e fazer uma leitura analítica, essa reflexão pode ajudar muito para futuras mudanças.

• Controlas as emoções: viver em tempos de crise, pandemia e tantos outros fatores, podem desencadear muitos problemas emocionais. Ansiedade e estresse são os mais comuns, nesse caso seguir na direção correta é aprender a lidar um pouco melhor com essas emoções.

• Evitar de imediato a negatividade frente a essas situações ajudará muito, a positividade trará sempre alternativas, saídas que a negatividade esconde.  O conselho dos profissionais nesse caso é canalizar os sentimentos de medo e de pressão através de atividades prazerosas.

• Automotivação: lembre-se de pensar, analisar e até colher conselhos antes de tomar decisões trará muitos benefícios. Trazer sentimentos como esperança, autoconfiança e positividade irá transformar a rotina diária, e mostrar alternativas que o medo muitas vezes esconde.

• Empatia: esse é conhecido como o sentimento e ação de se colocar no lugar do outro. Entender o comportamento das pessoas ajuda a  trazer uma visão de mundo mais sensível e aberta.

• Relações sociais: um fato é que nós seres humanos somos seres sociáveis, e isso está diretamente conectado a nosso bem estar. Investir em boas relações tanto familiares como com amizades e relações saudáveis no trabalho, contribui sensivelmente para uma mente saudável e equilibrada.

Por fim, em suma nesses tempos realmente difíceis, com mudanças repentinas e necessárias, vimos à necessidade e a importância de acima de tudo estar com a mente, sentimentos e emoções em equilíbrio.

Nós da AFOB Express, tanto nessa leitura como em um estilo de empreendedorismo, sempre visamos acima de tudo o bem estar daqueles que interagimos e empregamos.

Sabendo que a esperança de que dias melhores virão, sempre nos leva a seguir em frente.



Voltar
Siga nossas redes sociais